"Se sou feliz? Ah, sou. Tenho um pacto com a vida. Gosto dela do jeito que ela se apresenta. Confesso que têm dias que a casa cai e que a escuridão parece eterna, mas logo amanhece e o sol me lembra que o essencial para permanecer viva é acreditar na vida e ir mudando conforme o script... Um pouco de experiência outro pouco de lembrança!" (trecho do texto de Daniela Cunha, "Feliz, felicidade", Diário Catarinense, 05.11.10)

domingo, 23 de junho de 2013

Regras de Ouro

Para inspirar este início de semana, reproduzo aqui dicas valiosíssimas que recebi por e-mail da minha amiga Marqueli Hunhoff, sempre querida e valorizando o que há de melhor nessa vida vivida!

Como não resisto, inseri meus pitacos (agora pitacos cheios de hormônios maternais, hehehe) entre uma regra e outra, nem que seja para que o bom humor também nos ajude a seguir em frente! :D


Regras de Ouro* (Tom Coelho)

1. Seja sempre pontual. Autênticos líderes não deixam ninguém esperando para
um compromisso agendado. É preferível chegar 30 minutos mais cedo que apenas cinco minutos atrasado. (Será que mãe tem um descontinho? Ultimamente está complicadinho chegar beeeem no horário, mas estou melhorando a cada dia! Hehehe)




2. Espere 24 horas para reagir. Procure não reagir antes de 24 horas. Entre um dia e outro, com uma noite de descanso no meio, o que se mostrou um problema irresoluto surgirá não menor, mas com dimensões reduzidas à sua realidade.
(Certa vez, em uma aula de filosofia no início da faculdade de Direito, um grande professor comentava sobre a noite ser a "Mãe do Bom Conselho"... sabe que faz muito sentido?)

3. Ninguém está contra você. Por compreender que a natureza humana é legitimamente individualista e egoísta, aprendi que raramente as pessoas estão contra mim, pois estão apenas a favor delas próprias. Esta percepção é suficiente para evitar conflitos desnecessários e eleger as batalhas que valem a pena ser travadas.
(E como é difícil para muuuitas pessoas aceitarem o posicionamento divergente do outro!!! Tão mais pacífico seria o convívio humano se esta divergência fosse bem compreendida, afinal "toda unanimidade é burra", não é assim que dizem?)

4. Exceção não é regra. Refeições feitas em fast food ou em frente ao computador, noites em claro ou maldormidas, dias sem comparecer à academia, certa desatenção para com os familiares. Tudo isso, embora indesejável e não recomendável, pode ser tolerado quando acontece de maneira pontual, por curtos períodos de tempo. Mas é inadmissível que se torne regra.
(Muito cuidado com isso, muito mesmo!!!)

5. Administre a transição do ambiente profissional para o familiar. Situações de conflito começam ou se intensificam nos primeiros minutos após o regresso ao lar. Por isso, ao chegar em casa, estabeleça uma zona intermediária de até 15 minutos, período no qual deverá apenas cumprimentar carinhosamente seus familiares com no máximo 25 palavras. Procure desacelerar. Tome um banho, troque suas roupas, beba algo. O diálogo que seguirá será mais ameno, gentil e profícuo.
(25 palavras??? Euzinha utilizando apenas 25 palavras ao chegar em casa?? Nãnãnã, acho que não rola! kkk... Mas a dica é ótima!!!)

6. Gerencie a concentração, não apenas o tempo. Estabeleça uma hora por dia sem interrupções para você e neste intervalo trabalhe concentradamente em três objetivos específicos. Faça as tarefas mais desagradáveis logo no início do dia, quando sua energia, concentração e disposição são superiores.
(O problema é "iniciar" este início do dia!!! Sou vespertina, definitivamente!! Mas estou me esforçando muuuuuito viu? E vou melhorar! Hehehehe)

7. Evite o duplo manuseio. Ocorre quando você recebe as correspondências do dia, faz uma triagem, inicia a leitura de uma carta ou e-mail e decide interrompê-la para continuar depois. A regra é começar e terminar!
(Minha mãe sempre disse: "Começou? Termina!!)

8. Administre a energia, não o esforço. Faça pausas estratégicas de apenas 30 segundos a cada meia hora, e pausas essenciais de dois a cinco minutos no meio da manhã e à tarde para aumentar sua energia e concentração.
(E vale tomar um mate nestas pausas? Ô beleza!!)

9. Não espere pelo mundo perfeito. O tempo certo para agir é agora. Não de qualquer jeito, não com mediocridade, mas com o máximo empenho possível. Amanhã, como diriam os espanhóis, é sempre o dia mais ocupado da semana.
(Ahhh, com certeza, amanhã sempre será um dia cheio, turbulento... e não adianta esperar tudo ficar em ordem viu? Essa "ordem plena" não existe!! E isso é que é o melhor da vida: nunca completamos a fase do jogo, ele sempre se modifica e nos exige novas manobras!!)

10. Ouça sua intuição. Fique atento aos “sinais” por mais sutis que sejam. Isso não significa necessariamente seguir à risca a intuição para tomar decisões, porém jamais ignorá-la.
(E agora como mãe a intuição é mais valiosa ainda!! Tente! Verás que não falha!!)

11. Coloque VOCÊ em sua agenda. Determine um dia por semana, e apenas uma hora nesse dia, que será reservada a você e mais ninguém. Desligue telefones, feche a porta da sala, não receba ninguém – apenas a si próprio. Dê atenção e oportunidade à pessoa mais importante de sua vida: você mesmo!
(As mãezinhas amigas sabem muito bem disso! Que bem nos faz esse tempinho só para nós!!)

12. Tenha uma agenda de 10 segundos. Em que pesem todos os planos, com os pés firmes no chão e os olhos no firmamento, a vida está acontecendo aqui e agora. Por isso, sua agenda deve contemplar somente os próximos dez segundos. Talvez breves, talvez distantes, talvez intermináveis e, talvez, inatingíveis dez segundos.
(10 segundos? Dá não! Sem agenda não sou nada! Adoro um calendário! Hehehehe)

13. Faça de seu trabalho um meio de diversão. Este é um aviso essencial àquelas pessoas que, ao entardecer do domingo, têm uma sensação de angústia diante do início de mais uma semana de trabalho que se avizinha. Procure cultivar um trabalho digno e prazeroso, que seja fonte de alegria e não de infelicidade.
(Privilegiados os que "se divertem" enquanto trabalham!! Com todo o respeito e zelo que minha profissão exige, posso dizer que me sinto muuuuito bem com o que faço!! E estou aprendendo a lidar com a ansiedade do domingo à noite - casualmente estou vivendo o "domingo à noite" neste momento - e estou conseguindo driblar este sentimento estranho... nem que seja escrevendo meus "devaneios" por aqui! :D )

14. Evite as saudades vazias. Saudades dos lugares que não visitou, das viagens que não fez, dos pratos que não provou, dos abraços que não acolheu, dos beijos que não deu ou recebeu. Lembranças imaginárias do que poderia ter sido, mas não foi. Para evitá-las, prefira pecar por excesso do que por omissão.
(Mas COM CERTEZA!!! Sempre defendo esta bandeira: arrependa-se de ter feito, de ter vivido, nunca de ter esperado ou se omitido!!! Sentir saudades das maravilhas que vivemos, das pessoas que amamos, beijamos, abraçamos, isso sim é o que vale!)

15. Aproveite o momento! Por fim, viva sua vida de forma extraordinária, com intensidade. Não se trata de aproveitar o dia como se fosse o último e, desta forma, fazê-lo de maneira irresponsável, mas de elevar a qualidade de cada momento, proporcionando a si e oferecendo aos demais o que você tem de melhor.
(Viu só? Combinou direitinho com a essência do meu blog: a VIDA VIVIDA, BEEEEM VIVIDA!!! Aproveiteeee!!!!)



Boa semana e até breve!!!


*Para ler este artigo na íntegra, acesse: http://www.tomcoelho.com/index.aspx/s/Artigos_Exibir/157/Regras_de_ouro_para_administrar_o_tempo_e_viver_melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário