"Se sou feliz? Ah, sou. Tenho um pacto com a vida. Gosto dela do jeito que ela se apresenta. Confesso que têm dias que a casa cai e que a escuridão parece eterna, mas logo amanhece e o sol me lembra que o essencial para permanecer viva é acreditar na vida e ir mudando conforme o script... Um pouco de experiência outro pouco de lembrança!" (trecho do texto de Daniela Cunha, "Feliz, felicidade", Diário Catarinense, 05.11.10)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Receba o que vier


Assim diz um provérbio chinês que li mais cedo e resolvi "desenrolá-lo" aqui:
"Espere o melhor, prepare-se para o pior, receba o que vier."


É mais uma mensagem que enfatiza a importância do poder da mente e do modo como se encara a vida.
O exercício proposto pelo provérbio é espetacular!

Primeiro vem a dose de otimismo, que eu prefiro dizer positivismo, ou então um "alegrismo" (de alegria, hehe), ou seja, acreditar na realização daquilo que se espera, visualizar o objetivo concretizado, em sua plenitude, vitorioso. E não me venha com aquela cara feia de: "Ah mas e se não der? Nem vou criar expectativas!" 
Ora bolas, quem não sonha, não vive, não sente o frio na barriga esperando acontecer, não se emociona com o resultado!
Então, trate de esperar sempre o melhor, a mais incrível realização!

Mas antes de ver o desfecho, prepare-se para o pior! E isto não significa ser pessimista, em hipótese alguma!
Significa estar com o corpo, a mente e o coração em sintonia, preparados para os mais variados "finais" (embora final seja muito forte e às vezes acho que ele até nem existe, tudo se transforma!).
Se estamos preparados para o pior, se imaginamos outros caminhos e outras linhas de chegada e suportamos esta situação, então pronto! Não haverá nem desequilíbrios nem lamentações quando o resultado chegar! 
Ah como fica tudo mais fácil!!! Eu sempre faço este exercício: será que sobrevivo ao "não", ao "não dá" ou ao "não deu"? Se sim, então vamos lá, por que não tentar?

E por último, e muito prazerosamente, receba o que vier! Mas receba com entusiasmo, com alegria, com gratidão, sempre! A sensação é ótima, e mesmo nas situações em que se recebe algo diferente do que se busca, é possível sentir orgulho de si mesmo e ver que tudo vale a pena quando se encara a vida com um belo sorriso e muita vontade de vencer!

Caia de boca nesta vida que é só sua! Aproveite e não esqueça de sorrir! E viva a vida vivida!
Beijinhos, saúde e paz!

Um comentário: